Revista Virtual de Estudos da Linguagem, vol. 20/19 (2022): A Linguística Saussuriana Italiana Contemporânea – org. G. D’Ottavi, L. Milano

Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL, vol. 20, n. 19 (novembro de 2022), ISSN 1678-8931. Número especial : A Linguística Saussuriana Italiana Contemporânea. Edição Organizada por Giuseppe D’Ottavi & Luiza Milano.
Numéro entièrement disponible en ligne sur le site de l’Éditeur.

Sobre os textos que o leitor aqui encontrará: começamos apresentando uma breve e necessária biografia de Tullio De Mauro. Em caráter inédito, obtivemos autorização editorial da conceituada Enciclopedia Treccani para a tradução do verbete “Tullio De Mauro”, redigido por Federico Albano Leoni em 2018. Em seguida, apresentamos um bloco de sete artigos de autores italianos contemporâneos traduzidos para a língua portuguesa: “Ferdinand de Saussure e Monsieur B”, de Giuseppe D’Ottavi (2010); “Saussure: o sujeito falante”, de Marina De Palo (2016); “O sentimento linguístico em Saussure, entre inteligência e vontade”, de Emanuele Fadda (2021); “Conceitos e significados. Saussure filósofo da linguagem”, de Felice Cimatti (2010); “Os manuscritos saussurianos sobre a fonética. Do Mémoire ao CLG”, de Maria Pia Marchese (2009); “Saussure, a sílaba e o fonema, de Federico Albano Leoni” (2007); “As estratégias terminológicas de Saussure”, de Giuseppe Cosenza (2016). No bloco seguinte, contamos com três artigos que apontam alguns efeitos mais recentes, fruto da parceria Brasil-Itália nas pesquisas no campo dos estudos saussurianos: “Acontribuição da linguística italiana para os estudos saussurianos”, de Luiza Milano e Elisa Devit Ottaran; “O som percebido palavra: a escuta linguística e o ‘ouvido’ saussuriano”, de Aline Vargas Stawinski; “Teoria, método e análise: uma leitura ao manuscrito Da Essência Dupla da Linguagem”, de Laura Amaral Kümmel Frydrych. Fecha esse número um documento que acreditamos ser uma contribuição significativa para o jovem pesquisador brasileiro interessado no legado de Ferdinand de Saussure. Em “Salum após meio século: uma apresentação das fontes saussurianas ao leitor brasileiro”, Luiza Milano, Aline Vargas Stawinski, Laura Amaral Kümmel Frydrych e Elisa Devit Ottaran organizam e apresentam tal material.

Extrait de l’introduction.